quarta-feira, 9 de março de 2011

A náusea pessimista

Não acredito em um futuro bom. Não acredito que virá a liberdade, igualdade e fraternidade. Desde a revolução francesa são palavras sem alma e existência em escala global por mais que mudassem a história e a independência de outros países, o que vejo de mudança apenas aparente nas relações de poder e sua maquiagem de impressões de ordem política e econômica, se a hierarquia ainda existe, não tem liberdade, forçosamente a desigualdade virá, a frater... Fugiu! Dá-me náusea o liberalismo, cristianismo e socialismo e tudo que for ismo dito em prol da salvação do universo, transformaram o mundo, sim! Agora o antigo escravo pode se sentir melhor na prisão, no subemprego ou passando fome nas bolsas da exclusão em sua falsa liberdade. Vemos o fim da mata atlântica, logo será o da Amazônia. Vemos propagandas em defesa ao meio ambiente difundida pelas empresas na televisão enquanto poluem os rios.

Existe uma escravidão mascarada, prisão mascarada, destruição e exclusões debaixo do tapete. O Mundo está se auto consumindo, as desgraças que vemos constantemente nos jornais e nos livros são apenas sintomas do fim que nos aguarda em breve. Ainda neste século, a morte de ½ da população mundial chegará. Seja por falta de água, de comida, de acidentes naturais ou doenças conseqüentes a falta de qualidade dos recursos, ou a guerra, já que todo mundo tem bomba nuclear, não existirá 4ª guerra mundial tão cedo, Além da china que possui pouco mais que ¼ da população mundial, as grandes potencias e emergentes desejam possui o padrão norte americano, os recursos acabarão em breve. Ainda tem a mulher que sai da igreja e trata logo de maltratar a empregada dentro de casa, também o sindicalista que ordena sua esposa. Em frente aos outros, parece que tudo está simetricamente organizado. O homem joga a sujeira debaixo do tapete, essa sujeira sairá destruindo tudo o que construímos em breve, todo o conhecimento que a humanidade produziu será em vão e nosso lado bicho causará nossa morte antes da razão (outra palavra que não tenho bons olhos, admiro o louco que afirmou na platéia do simpósio de filosofia: “Se é que ela existe!”

E eu? Não posso fazer nada. Quem sou eu para mandar nas potencias econômicas? Quem sou eu para modificar todo sistema de comunicação e a ética contraditória se faço parte da contradição? Minha visão do homem é pessimista, não acredito que coisas boas virão, nem perderei o meu precioso tempo da minha breve existencia em vão... Tomarei uma água de coco bem gelada ao sol esperando o juízo final.

2 comentários:

Gilmar Sullevan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gilmar Sullevan disse...

Introspecção... discurso cristão é o que parece...
E desde o início da humanidade quando não houve exploração?
E os cristãos a partir do ano “0” já falam que o “Apocalipse” está perto... 2011 anos depois e essa mesma história se repete e nada disso acontecer... E outros já diziam isso antes do “0” cristão...
E a mudança que se faz é meramente mental... Muitas vezes aplicadas a um único ser ou um grupo que é sempre minoria...
MUDAR A SI MESMO ESSA É A ETERNA BUSCA...
Amigo... Não faça como eu já fiz esperar que os outros façam, que nos trarão retorno... Erramos quando pensamos que as coisas podem melhorar! Hum, também acho complicado dizer o que é melhor ou pior se o que acho melhor pode ser o pior pra outro. o "PIOR" é tentar colocar o nosso melhor para o "TODO".

Tópicos para formação do entendimento de alguém

- Compreensão: talvez este seja o ponto crucial em qualquer situação que transcenda o espaço individual, que permeie as relações interpesso...